A agricultura permanente também é conhecida com permacultura, e é caracterizada por utilizar apenas métodos ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis. É feita em uma área pequena de plantação, onde há muitos tipos de planta e até animais. Os seres vivos são criados em um sistem intrinsecamente relacionado.
A permacultura usufrui o mínimo possível de recursos não naturais, como os agrotóxicos, quai prejudicam a natureza, o objetivo contrário da agricultura permanente. Ela aproveita todos os recursos disponíveis, e faz uso da maior quantidade de funções possíveis de se aproveitar de cada elemento presente na composição natural do espaço.
As plantações são organizadas de modo que as plantas tenham muita água e luz, sempre colocadas em um padrão circular em forma de mandalas. Para que o ambiente dos pomares fique semelhante a um de uma verdadeira floresta, leguminosas são normalmente utilizadas para cobri-lo. Os galinheiros podem ser mudados de lugar, assim as galinhas adubam diferentes locais, quais posteriormente serão utilizados.
Para que o ambiente fique cada vez mais ecológico, fazendas que que adotam a agricultura permanente têm uma plantação menor, porém ecológica. Outro meio sustentável que utilizam nas fazendas de permacultura, é o de captar a água, que pode muito bem ser utilizada com os animais ou as plantas, mas também nas descarga do vaso sanitário, por exemplo.
Ou seja, o prncípio e o objetivo principal da permacultura, (ou agricultura permanente)é demosntrar que é possível trabalhar com, e a favor da natureza.
Giulia Frizzo puccetti n12
Nenhum comentário:
Postar um comentário