Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Monocultura


Monocultura é a produção ou cultura de apenas uma especialidade agrícola. A monocultura geralmente ocorre nos latifúndios (grandes propriedades agrícolas com baixa produção). As principais vantagens da produção especializada de um só produto são os ganhos de escala e a uniformização da produção que permite a mecanização e a vinculação com mercados internacionais. Porém, um país monocultor, não é positivo, pois ele ficará dependente apenas de um produto. Caso apareçam fatores que prejudicam a produção, a economia do país fica vulnerável. Além de desvantagens econômicas, a maioria dos problemas associados à monocultura estão voltados para sua racionalidade produtiva, por exemplo, a monocultura traz desvantagens ambientais porque esgota o solo (a produtividade arca com a fertilidade natural e a estrutura do solo) e com o tempo e reduz a biodiversidade. Já as desvantagens sociais ocorrem porque a monocultura reduz o uso da mão-de-obra no campo.

Por tanto a racionalidade fundamental é a exploração dos recursos naturais, o fator ambiental é tratado como recurso, reduzido ao uso extensivo da terra.

Texto adaptado pela aluna Isabella Campos, nº15 - 7ªC

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monocultura.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário