Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Monopólio


Monopólio é uma situação na qual uma empresa dêtem o mercado de determinado produto ou serviço. É quando apenas uma empresa, por exemplo aparece sob domínio naquele setor do mercado e por esta razão impoem o preço aos que comercialização um certo produto. Os monopólios podem surgir devido a certas caracteristicas do mercado ou devido a regulamentação governamental, o monopólio é caracterizado pela presença de barreiras de entradas como economia de escala, onde pequenas empresas não conseguem reproduzir os custos de produção de uma grande empresa, a presença de direitos autorais e patentes, a exclusividade de matéria-prima e e a influência política. O monopólio é então quando um único apenas vendedor tem o controle total dos preços do produto no mercado. Uma das consequências do monopólio é que este faça com que existam poucos incentivos para que hajam condições de melhorar a qualidade e a inovação, criando assim ineficiências no mercado. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor naquele setor, o monopolista estabelece o preço que lhe gera mais lucro. A política implantada pelo monopólio é muito ruim pois a falta de concorrência não permite a produção e passa a obrigar os consumidores a pagarem preços fixados.
Texto adaptado pela aluna Isabella Peano nº14 7ªC

Nenhum comentário:

Postar um comentário